Conheça nossa maravilhosa Maricá

O ano inteiro iluminada pelo sol e banhada pelo mar!

Maricá é considerada um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais, ilhas e rios, cachoeiras, trilhas, serras, restinga e uma rica história, Maricá é o cenário perfeito para quem procura beleza natural e aventuras.

Maricá é rodeada por maciços costeiros. As serras principais são: Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município – o Pico da Lagoinha, com 890 metros), Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca.

O município apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guarapina, Jacaroá, Araçatiba, Boqueirão e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.

Também é conhecida por suas praias oceânicas, dentre as quais se destacam as praias de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros.

A Serra da Tiririca, entre Maricá e Niterói, é um parque estadual com um valioso trecho de mata atlântica.

A Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá é uma área tipicamente de restinga, localizada na costa do município. É formada pela antiga fazenda São Bento da Lagoa, a Ponta do Fundão e a Ilha Cardosa. Abriga a Comunidade Pesqueira tradicional de Zacarias, presente na área desde o século XVIII, sítios arqueológicos e o complexo ecossistema de restinga.

Atualmente, o território municipal estende-se por 362.480 km² e é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Sua população é estimada em 150 mil habitantes, segundo levantamento de 2016.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Construída entre os anos de 1788 e 1802 foi inaugurada em 15 de agosto de 1802. Seu estilo clássico, é característico da arquitetura religiosa do século XIX. Localizada ao lado da praça Orlando de Barros Pimentel, principal da cidade.

Endereço: Endereço: Rua Álvares de Castro, 239, Centro

Visitação : (21) 2637-2111 / (21) 98772-1443 –secretaria da paróquia–2ª, 4ª e 6ª de 8 às 17h – 3ª e 5ª de 8h às 18h.

Local de apreciação da natureza, utilizado para corridas e caminhadas com boa Infraestrutura e segurança. Oferta de Restaurantes e bares ao longo da orla.

Ao final das tardes é possível observar um lindo pôr-do-sol.

Orla de Araçatiba

Cachoeira do espraiado

Localizado no Vale de São Francisco de Assis, a cachoeira possui 3 metros de queda d’agua e é um local tranquilo, propício para quem busca contato com a natureza.

Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, S/N, Espraiado (Ponta Negra)

Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30 metros, com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. É praticada a pesca de linha e o banho deve ser cauteloso, já que é o mar é agitado e de tombo.

EndereçoAv. Beira Mar, Itaipuaçu.
Visitação: aberta ao público.

Praias maravilhosas

Farol de Ponta Negra

O patrimônio turístico e cultural da cidade, o Farol de Ponta Negra, de propriedade da Marinha do Brasil, foi inaugurado em 1909 graças à contratação feita pelo almirante Arthur Jacaguay, o Albino Cunha. O local possui uma das mais raras vistas de todo o planeta, onde é possível avistar a curvatura do planeta Terra. A vista com rochas e a costa escura deram origem ao nome Ponta Negra, mas há a hipótese que o nome tenha também ligação com o fato do local já ter sido uma região clandestina do desembarque de escravos. 

Rua do Canal, S/N, Ponta Negra (Ponta Negra)

Créditos do maravilhoso vídeo a Strong Drone | Siga-os no Instagram  – @strongdroneimagensaereas/